candlemass
Ano: 2009
Genero: Doom Metal
Origem: Suecia

Integrantes atuais

Track List:

01.: If I Ever Die (04:54)
02.: Hammer of Doom (06:16)
03.: The Bleeding Baroness (07:19)
04.: Demon of the Deep (05:21)
05.: House of 1000 Voices (07:49)
06.: Dead Angel (04:05)
07.: Clouds of Dementia (05:38)
08.: My Funeral Dreams (06:09)

Mais sobre a banda……

Candlemass é uma banda sueca de doom metal formada na década de 1980 por Leif Edling (baixo), seu líder e autor das músicas. A banda é originária de Estocolmo.

Depois que Leif Edling dissolveu a banda Nemesis, ele começou sua própria banda com o nome de Candlemass (Candelabro). O primeiro álbum foi Epicus Doomicus Metallicus, produzido em 1986 e agora considerado a obra-prima no cenário do Doom metal. Os integrantes da banda na época de Epicus Doomicus Metallicus eram:

  • Leif Edling: baixo
  • Matz Ekström: bateria
  • Mats Mappe Björkman: guitarra
  • Johann Langquist: vocal
  • Klas Bergwall: guitarra

A produção seguinte foi Nightfall (1987), considerado por alguns como um dos melhores álbuns até hoje de Doom metal. A formação da banda agora tinha mudado: os novos membros eram Messiah Marcolin (vocal), Lars Johansson (guitarra) e Jan Lindh (bateria). Esta formação é considerada a mais importante e a mais bem sucedida da história da banda. Os dois álbuns seguintes foram Ancient Dreams (1988) e Tales of Creation (1989). Em 1990, um álbum ao vivo foi produzido. Logo após, uma disputa entre os integrantes do grupo resultou na decisão de Messiah Marcolin de deixar a banda.

Após a saída de Marcolin, Candlemass chamou o vocalista Tomas Vikström e gravou Chapter VI (1992). Candlemass então se desfez, em parte porque o álbum não conseguiu o sucesso esperado e em parte porque Leif Edling tinha formado um outro projeto com o nome de Abstrakt Algebra. Como o Abstrakt Algebra não deu certo, Leif recrutou novos integrantes para o Candlemass e gravou o álbum Dactylis Glomerata, que era uma combinação de canções para um novo CD do Abstakt Algebra e algum material novo. Alguns anos mais tarde inspirado no Black Sabbath – o álbum From the 13th Sun foi produzido.

Em 2002, os integrantes do clássico Candlemass decidiram voltar a se reunir. Eles fizeram apresentações ao vivo que foram elogiadas pelo público e produziram outro álbum ao vivo. Outros álbuns produzidos com o retorno da banda foram versões remasterizadas de Epicus… e Nightfall, Ancient Dreams and Tales of Creation. Um DVD intitulado Documents of Doom também foi lançado. A banda estava trabalhando em um novo álbum, com algumas novas canções já gravadas e a procura de uma gravadora, quando mais uma vez divergências entre seus integrantes aconteceram, resultando novamente na dissolução do Candlemass. Enquanto isso, Leif Edling iniciou um novo projeto, Krux, com o antigo vocalista do Abstrakt Algebra, Mats Leven e mais dois integrantes do Entombed.

Em novembro de 2004, a banda anunciou que iria voltar pela segunda vez a se reunir. Eles haviam gravado um novo álbum, chamado simplesmente Candlemass, com a clássica formação. Ele foi lançado em maio de 2005. Este CD esteve entre os vinte mais tocados de 2005. Eles receberam o Grammy sueco em 2005.

Em 2006 o grupo anunciou que um novo álbum está para ser produzido e que a gravação estará pronta até o meio do ano, com a data de lançamento para 2007. Após muita incerteza quanto a participação de Messiah nesse novo projeto, foi anunciado em setembro de 2006 que ele seria o vocalista deste novo álbum. Mas não foi. O álbum de 2007 intitulado King Of The Grey Islands, foi gravado em maio do ano passado, Messiah saiu em abril e ainda em outubro eles esperavam que ele terminaria o mesmo, mas não foi possível. Eles ouviram mais de oitenta vocalistas, foi uma grande procura, segundo Leif Edling foram trinta da Suêcia e em torno de cinqüenta da Europa e Estados Unidos, procuram durante três meses antes de entrarem em contato com Robert Lowe.

Eles já conheciam o trabalho de Robert e disseram que sempre gostaram da voz dele desde os primeiros álbuns em sua banda “Solitude Aeternus”, banda que ele integra mesmo como vocalista do Candlemass; ‘Gostamos do fato de ele ter uma voz clássica de Heavy Metal, mas também colocar muita emoção em seu estilo de cantar”, disse Lief.

Antigos integrantes

Discografia

 Álbuns de estúdio

Álbuns ao vivo

 Compilação

EPs

 Singles

Vídeos

 Outros

Ligações externas

Anúncios